No caminho certo: Educação de São José de Ribamar faz balanço positivo de 2022
A prefeitura também deu continuidade ao programa Cartão Merenda, criado em 2021, beneficiando mais de 25 mil alunos que recebem o valor de 50 reais para complementar a alimentação.
Publicado em 13/01/2023 10:09
"A rede municipal de ensino teve um balanço positivo em 2022". A avaliação é da secretária de Educação, Conceição Leite, ao pontuar que no segundo ano de governo, a pasta conseguiu realizar grandes ações, a exemplo do programa Ligados, onde a Semed garantiu aulas via Internet e TV aberta.
A prefeitura também deu continuidade ao programa Cartão Merenda, criado em 2021, beneficiando mais de 25 mil alunos que recebem o valor de 50 reais para complementar a alimentação.
Por falar em alimentação, a Semed, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, garantiu alimentação de qualidade para mais 13.379 alunos. Foram entregues 243 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar ribamarense.
A valorização profissional também foi um marco em 2022. Com um reajuste salarial de 35%, a prefeitura de São José de Ribamar paga aos professores o maior salário do Brasil. As escolas foram restauradas, 62 unidades estão reformadas e a meta é retornar todos os prédios, além de reestruturação predial, as escolas receberam ar-condicionados. A Semed fez a aquisição de 420 aparelhos e já instalou 300.
Ao retornarem às aulas presenciais, os alunos encontraram mobiliário novo, receberam material didático inovador e criativo e merenda de qualidade com a supervisão de nutricionistas capacitados. O busca Ativa Escolar atingiu sua meta. Em 2022, as escolas ribamarenses tiveram a inserção de profissionais multidisciplinares como fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social.
Paralelo a todas essas ações pontuadas, a prefeitura também investiu em projetos, capacitações, formações e contratação de docentes. Realizou os ciclos formativos "Pacto pelo fortalecimento da aprendizagem" e a III Conferência Municipal de Educação. Com tantos avanços, o número de matrículas passou de 26.425 para 27.403 em 1 ano.
por ascom