São José de Ribamar supera meta de vacinação de cães e gatos
META SUPERADA - A campanha de vacinação antirrábica na cidade ribamarense ultrapassou a meta de vacinação contra raiva de cães e gatos, totalizando a cobertura vacinal de 25.029 cães, o que representa 101,24%. Já os gatos, foram vacinados 7.200, o que representa 102,8% animais vacinados
Publicado em 03/09/2018 22:02 - Atualizado em 04/09/2018 11:25
Depois do sucesso da vacinação contra Poliomielite e Sarampo destinada à crianças entre 1 e 5 anos, o município de São José de Ribamar voltou a se destacar no campo da imunização, setor de zoonose. Desta vez a meta superada foi entre cães e gatos.
A campanha de vacinação antirrábica na cidade ribamarense ultrapassou a meta de vacinação contra raiva de cães e gatos, totalizando a cobertura vacinal de 25.029 cães, o que representa 101,24%. Já os gatos, foram vacinados 7.200, o que representa 102,8% animais vacinados.
Os números de acordo com o prefeito Luis Fernando superam em mais de 20% a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 80%. O indicador positivo é fruto das ações de imunização e monitoramento desenvolvidas pela Prefeitura por meio da Vigilância em Saúde.
“Ao superar a meta estabelecida pelo governo federal, Ribamar avança no sentido de manter o índice favorável. A única forma de controle possível para a raiva é a vacinação de cães e gatos, potenciais transmissores da doença”, esclareceu o prefeito.
De acordo com o secretário adjunto de vigilância em saúde, Alberto Carneiro, em dois meses de campanha, foram instalados pelo menos 64 postos volantes além de visitas às casas. “Foram 60 dias num trabalho intenso de conscientização que resultou não apenas no alcance do indicativo do governo federal como também a superação da meta”, finalizou.
por ASCOM-SJR