Prefeito prestigia conclusão do curso de capacitação profissional
Nesta etapa foram oferecidas vagas para turmas de cursos voltados a Doces e Salgados, Confeitaria e Panificação. Foram quase três meses reunindo na Cozinha Escola, cerca de 350 alunos nos turnos vespertino e noturno
Publicado em 24/08/2018 18:43 - Atualizado em 26/11/2018 16:09
O prefeito Luis Fernando Silva participou na tarde desta sexta-feira (24), da conclusão dos cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura de São José de Ribamar em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Nesta etapa foram oferecidas vagas para turmas de cursos voltados a Doces e Salgados, Confeitaria e Panificação. Foram quase três meses reunindo na Cozinha Escola, cerca de 350 alunos nos turnos vespertino e noturno.
Para o prefeito a política de assistência social reconstruída no município, vai muito além que assistir às famílias. É acima de tudo acompanhar de perto na oferta de capacitação que gera produção e a partir daí se tem renda.
"Precisamos resgatar as pessoas da situação de pobreza e mostrar que é possível empreender. Por esta razão temos critério na avaliação de vulnerabilidade das famílias atendidas pelos programas sociais, a exemplo da alimentação oferecida na Cozinha Escola, este grande centro de formação profissional, que atua também na oferta de capacitação por meio dos cursos que vem ensinando mais de 700 pessoas o caminho do emprego e renda", avaliou o prefeito comemorando os resultados.
Dona Osana Bastos, que anteriormente tomava conta apenas de casa, hoje já comemora com a conclusão do curso, o início de uma nova etapa de vida que já começa com encomendas.
"Amo cozinhar e hoje sou muito mais realizada. Aprendi um oficio que já está me rendendo encomendas para ajudar com as finanças de casa e acima de tudo me faz feliz", relatou a nova empreendedora.
Para a instrutora de alimentos do Senai, Nathaliene Câmara, além de aprendizado, os alunos saem dos cursos
com o desejo de mudança de vida. “Empreender sonho é muito bom. Agora depende de cada um deles aproveitar a oferta de forma positiva e investir no seu trabalho próprio”, alertou a instrutora.
Além da capacitação por meio dos cursos, os alunos também receberam palestra voltada para formatação de um plano de negócios que vai auxiliar diretamente no controle das finanças e qualidade do produto oferecido. "Além da parte teórica e prática, ambas de extrema importância, os alunos também já saem daqui com uma visão empreendedora sabendo que o sucesso do negócio passa pela organização financeira e a qualidade do seu produto”, completou a consultora Franciara Moraes, do Instituto Nordeste e Cidadania do Banco do Nordeste.
por ASCOM-SJR