Guarda Municipal de São José de Ribamar forma turma de curso de tiro
Durante o treinamento, os guardas foram capacitados para utilizar o armamento a partir de diversas posições e situações (em pé, agachados, tiro curto, tiro à distância, dentre outras), além de passarem por avaliação psicológica
Publicado em 17/04/2019 11:49
Trinta e seis guardas municipais de São José de Ribamar concluíram, na última terça-feira (16), o Curso de Armamento e Tiro (C.A.T), uma parceria da Prefeitura de Ribamar e a Polícia Militar do Maranhão, sob a instrução da Policia Federal. Um momento histórico para a Guarda Municipal e marcado pelo esforço e determinação da corporação.
O objetivo é o treinamento em tiro, visando oferecer teoria e prática por meio de noções gerais de posicionamento da arma, nomenclatura e funcionamento da arma, uso da força, além de armas letais, entre outros.
Durante o treinamento, os guardas foram capacitados para utilizar o armamento a partir de diversas posições e situações (em pé, agachados, tiro curto, tiro à distância, dentre outras), além de passarem por avaliação psicológica.
Para o Guarda Luis Fernando Fonseca, a realização do curso representa uma grande conquista para a categoria. “Há anos a gente espera por esse curso de tiro e chegou a oportunidade; é gratificante demais fazer parte dessa turma. Agora a próxima etapa é o porte de arma”, ressaltou o aluno.
O curso foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Maranhão (CEFAP), tendo três turmas com carga horária de 100 horas, estabelecida pela Base Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
O instrutor da Policia Federal, Evandro de Carvalho Gomes, agradeceu pela parceria com todos os órgãos e as pessoas que contribuíram para o engrandecimento e fortalecimento da segurança comunitária no município de Ribamar. “Esse é um marco histórico para uma cidade, porque, a partir de hoje, a Guarda Municipal dá um passo grandioso para exercer suas atividades, portando arma de fogo, em defesa e proteção de cada cidadão desse município”, destacou.
Para o titular da Secretaria Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social (SEMTRANS), Coronel Gonçalo Alves, a meta é que o maior numero do efetivo esteja capacitado para usar arma de fogo. “Esse foi um dos grandes desafios propostos pela gestão. Estamos vivendo um momento histórico da Guarda Municipal e o prefeito Eudes Sampaio está nos dando todo apoio para que a Guarda realmente se estabeleça como um órgão do sistema de segurança pública”, ressaltou.
O curso
Seguindo as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o curso preconiza que as Guardas Municipais devem firmar-se dentro de suas atribuições e competências com relevante papel de agência promotora da prevenção à violência e a criminalidade. O curso estabelece a integração dos órgãos e instituições da Segurança Pública e Defesa Social
por ASCOM-SJR